Somos um grupo de amigos que têm um interesse em comum – Automobilismo. 

A principal característica da Guerreiros do AV, que nos diferencia de outras ligas do automobilismo virtual, é a nossa busca constante em trazer aos pilotos virtuais a física mais real e compatível com o carro, disponibilizando alguns dos melhores conteúdos do AV. Nosso trabalho sobre a física dos carros é feito utilizando as especificações técnicas reais e tendo apoio em testes realizados por pilotos das categorias reais. Além do comprometimento de proporcionar campeonatos de diversas categorias, com acerto de BoP (Balance of Performance) dos carros, lastros ou restritores (para igualar as disputas entre os níveis dos pilotos) e variação de clima durante a prova.

Aqui a competição tem limites: corre-se respeitando o espaço dos outros tanto na pista quanto fora dela, com respeito e amizade acima de tudo.

O automobilismo virtual, como modalidade esportiva, teve um crescimento exponencial nos últimos anos, principalmente no momento de pandemia, sendo uma das portas de entrada para quem ama estar atrás de um volante, visto que, para se destacar e construir uma carreira, não é necessário um alto investimento, como no automobilismo real.

O simulador:

Será utilizado o Assetto Corsa, através de seus conteúdos (DLC) ou MOD, dentre outros arquivos ou aplicativos necessários, disponibilizados pela administração, para o correto andamento dos campeonatos.

É obrigatório o uso de todos arquivos solicitados previamente durante a fase de divulgação e fase que decorre o campeonato, para que possamos garantir uma melhor experiência aos competidores. Caso não tenha instalado algum dos itens informados, o piloto corre o risco de ser removido (automaticamente) ao tentar ingressar no servidor.

É de total responsabilidade do piloto certificar-se que todos os arquivos, apps e conteúdos foram instalados corretamente dias antes das etapas dos campeonatos, problemas individuais no momento de virada da seção não implicarão em reset obrigatório do servidor.

A administração não se responsabiliza pelo piloto que não conseguir entrar nos servidores horas ou minutos antes de começar as etapas, sendo desclassificado da etapa sem direito a recurso.

A Liga Guerreiros do AV não se responsabiliza por falhas ou instabilidade de conexão quando esta não partir de nossos servidores, sendo assim, não constituindo impugnação ou benefício ao piloto ou da etapa.

Nosso site apresenta um manual em vídeo de como realizar a configuração do Content Manager, como conectar aos nossos servidores e como instalar os MODS. Acesse www.gavclube.com.br.

Inscrições:

Qualquer piloto que tenha o simulador Assetto Corsa que seja original pela Steam pode se inscrever nos campeonatos.

Não será permitido apelidos, nomes mistos com números ou outro caractere, você deverá usar o primeiro nome e um sobrenome.

A participação será confirmada após a inscrição no site com sua Steam ID, o pagamento da taxa e o preenchimento do formulário (Forms) enviado individualmente a cada participante.  

Após a confirmação da inscrição, não realizamos reembolso da taxa, fica sob responsabilidade do piloto avaliar sua disponibilidade e se organizar nas datas das etapas. Casos excepcionais serão estudados individualmente.

A taxa de inscrição é destinada ao pagamento das transmissões e premiação quando descrito na divulgação dos campeonatos.

O número mínimo de inscritos para cada campeonato será determinado pela organização. Caso este número mínimo não seja atingido, o campeonato poderá ser adiado ou cancelado. Em caso de cancelamento, o valor da inscrição será devolvido pela administração.

Restrição da inscrição – A administração poderá negar inscrição a qualquer piloto que tenha sido banido oficialmente em outra liga, mesmo que de outro simulador.

Formato:

As informações gerais para cada campeonato serão descritas no site da Liga Guerreiros do AV, na seção Campeonatos, bem como, setup aberto ou fechado, qualificação, duração das baterias, itens e apps obrigatórios, pontuação e descartes, desgastes dos pneus e consumo de combustível, condição da pista e damage dos carros, uso de ABS ou TC, o uso do restritor de acordo com a posição do grid (válido do 1º ao 6º colocado), critério para desempates e por fim, o calendário completo do campeonato.

Conteúdo especial (MOD da GAV):

Será disponibilizado individualmente a cada inscrito, após a inscrição pelo link enviado junto com a divulgação do campeonato, o pagamento da taxa e o preenchimento do formulário de comprometimento referente ao uso do conteúdo produzido pela Liga Guerreiros do AV.

Caso verifiquemos que existe alguma grande disparidade entre os carros em algum MOD, poderá haver ajustes durante a realização do campeonato.

Canais de comunicação:

Os canais de comunicação oficiais da Guerreiros do AV são os grupos do Whatsapp, o Discord, o Site (www.gavclube.com.br), Facebook e Instagram.

Fica a critério de cada participante ou equipe usar o Discord como comunicação interna.

Caso exista alguma necessidade especial que exija a utilização do Discord durante nossos eventos, esta informação será divulgada previamente pela administração.

Adicionalmente, após as etapas, serão convidados ao Discord os 3 primeiros colocados da(s) bateria(s) da etapa, sendo opcional a participação do piloto na entrevista da transmissão.

Transmissão:

Nossos campeonatos, sempre que possível, são transmitidos ao vivo pelo Youtube, Twitch ou por qualquer outro meio utilizado pelo canal contratado pela Guerreiros do AV. Todo piloto participante de nossos campeonatos está ciente e de acordo com a divulgação de seu nome, webcam, etc, não restando qualquer direito de imagem a ser posteriormente requerido.

Envio de pinturas:

É permitido o envio das pinturas das equipes até no máximo 2 dias antes do início do campeonato, através do e-mail guerreirosdoav.ac@gmail.com, com a resolução máxima de 2048×2048.

Não serão aceitas skins que com conteúdos inapropriados, ou que desrespeitem os membros, ficando a critério da administração a sua não habilitação no servidor, sendo a mesma substituída por uma skin padrão do MOD. 

Poderá haver restrição de áreas específicas da skin para cotas de patrocinadores da Guerreiros do AV, neste caso, as áreas restritas serão informadas e será enviado template com a camada a ser aplicada à skin. Esta camada não pode ser retirada, e deve ficar em primeiro plano na skin.

Interrupção por problemas técnicos.

Caso alguma etapa seja prejudicada por problemas técnicos em nossos servidores, a etapa poderá ser remarcada para a próxima data, sendo as etapas restantes postergadas, conforme periodicidade de cada campeonato.

Caso observado que na mudança de seção o servidor tenha desconectado vários pilotos, a administração poderá realizar o restart da corrida, permitindo que os pilotos desconectados retornem ao servidor.

Análise de incidentes e acidentes:

Até 24h após cada etapa do campeonato, qualquer piloto que sentir-se prejudicado ou que perceber alguma conduta desleal de qualquer participante, terá direito a enviar um protesto à administração da GAV.

O protesto precisa conter uma descrição do ocorrido, indicação de bateria e número da volta, os pilotos envolvidos, replay com no mínimo 20s, mostrando a ocorrência em pelo menos 4 ângulos: vista interna de cada carro, superior de cada carro. Precisa mostrar ainda quantas posições foram perdidas por conta do acidente.

A Guerreiros do AV não se responsabiliza pela gravação da corrida. Cada piloto deve configurar seu simulador para que este grave o replay da etapa.

Punições:

+5s: Causar colisão, causando a perda de 1 posição, não devolvendo a posição até o final da volta seguinte;

+15s: Causar colisão, causando a perda de 2 a 5 posições, não devolvendo a posição até o final da volta seguinte;

+45s: Causar colisão, causando a perda de 6 a 10 posições, não devolvendo a posição até o final da volta seguinte;

+90s: Causar colisão, causando a perda de mais de 10 posições, não devolvendo a posição até o final da volta seguinte;

Caso o piloto reclamado tenha abandonado a corrida na bateria 1, a punição será aplicada na bateria 2. Se o abandono foi na bateria 2, a punição será não participar da qualificação para a próxima etapa, largando no final do grid (última posição no final do pelotão, mesmo em casos de mais de uma categoria).

+5s: Mudar mais de uma vez a posição na pista para evitar ultrapassagem. A mudança de posição é permitida somente dentro da faixa de frenagem, desde que o adversário não esteja em condição de ataque (adversário ao lado, mesmo que com o bico do carro somente);

+15s: Insistir em bloquear passagem recebendo bandeira azul;

+10s: Cortar caminho quando o RP não pune automaticamente (punição por ocorrência);

+10s: Sair da fila indiana antes entre os sinais vermelho e verde durante procedimento de largada lançada;

+20s: Tomar posição de outro piloto durante a volta de alinhamento;

+30s: Buscar a posição original em caso de acidente, rodada ou atraso na largada lançada;

DSQ: Causar acidente ao bloquear passagem recebendo bandeira azul;

DSQ do campeonato: Causar acidente propositalmente. Neste caso, será avaliado pela administração da Guerreiros os danos causados e se ficar claro que o acidente foi provocado para auxiliar piloto na briga pelo título, ambos poderão ser excluídos da liga.

Colisões envolvendo vários carros serão avaliadas pelos administradores e poderão ter punições específicas, conforme o caso.

Outras punições poderão ser adicionadas a este regulamento conforme os protestos sejam recebidos.

Briefing:
 

Respeito mútuo dentro e fora da pista, evitem discussões e ofensas.

Deixe para conversar após a corrida quando estiver mais tranquilo.

Evitar colisões/ toques desnecessários ou vingativos.

Em caso de acidente inevitável ou ultrapassagem indevida, devolver a posição logo em seguida. Isso demonstra Fair Play e reduz a punição em caso de protesto.

Mantenha-se dentro dos limites da pista e evite punições, o RP estará ativo.

Lembramos que o RP não é infalível, e que a regra internacional de corridas diz que os limites de pista são definidos pelas linhas brancas. Mais de 3 saídas com as 4 rodas além dos limites das linhas brancas, pode causar punição caso algum piloto proteste ou se for identificada como conduta maliciosa pela administração.

Queimar a largada, causar um acidente evitável, bloquear outro piloto de modo injusto, bloquear outro piloto quando for retardatário, exceder o limite de velocidade na área dos boxes ou se aproveitar de uma área do circuito que não seja o traçado da corrida são exemplos de infrações.

Se sair da pista, cuidado ao retornar, a preferência é de quem está nela.

Em caso de dúvida, salve o vídeo do ocorrido, com câmera onboard dos dois (ou mais) carros, câmera superior dos 2 (ou mais) carros, além de qualquer outra câmera que facilite a visualização da ocorrência, e entre em contato com algum administrador da GAV até às 23:59 do dia posterior ao evento. Obs.: Os vídeos devem iniciar antes do início da manobra e terminar após o final da manobra/acidente.

Procedimentos para largada lançada:

Início regular do AC atrás do Safety Car. Não comece a se mover até que todas as luzes de partida estejam apagadas como de costume e o Safety Car esteja na frente de todos os carros. Só comece a se mover quando um carro da frente der partida. Se o carro à sua frente não começar a se mover dentro de 5s (após o carro 2 lugares à sua frente ter começado a se mover), então você e todos os que estão atrás de você poderão ultrapassá-lo com segurança.

O carro que atrasou a largada em 5s deve permanecer parado, deixar todos passarem e largar da última posição geral.

Widget “SC”. Observe o widget “SC” – significa que uma grade está se formando atrás do safety car.

Importante! Não corra e mude de posição nesta fase, tente manter um ritmo consistente atrás do piloto da frente. Nenhum pneu aquece ao oscilar, frear ou acelerar.

Seguir o carro a frente em fila indiana ( ou lado a lodo, conforme orientado na página do campeonato) observando os sinais do RP e a velocidade máxima indicada, conforme o MOD utilizado;

O sinal de SC estará ligado com a luz amarela acesa;

Ao se aproximar do final da volta, o sinal amarelo do SC irá apagar; (sinalizando que o SC vai para o box no final desta volta);

Importante! Mantenha-se próximo da velocidade máxima indicada e mantenha uma distância segura e constante do carro da frente. Sem verificações de freio.

Momentos antes da largada o aviso “SC” vai desaparecer e a luz vermelha irá acender, sinalizando que o “Safety Car” já recolheu para o box – mantenha a velocidade em mantendo a fila indiana (ou lado a lado) – largada em 10s – procure não variar mais a velocidade, caso esteja acima da velocidade indicada no momento da luz verde, receberá punição automática de “Drive Through”;

Luz Verde: Largada. A partir deste momento, e só a partir deste momento, pode-se desfazer a fila e todos estão liberados para acelerar, independente da localização na pista (em alguns casos a largada lançada será balizada por veículos de outra categoria mais rápida, o que fará com que a largada dos veículos mais lentos aconteça antes da reta de largada).

IMPORTANTE 1: A ACELERAÇÃO DEVE SER CONTÍNUA, PARA EVITAR O EFEITO SANFONA E RISCO DE ACIDENTES.

IMPORTANTE 2: O PILOTO QUE SE ATRASAR PARA ALINHAR OU NÃO ESTIVER NO GRID NO MOMENTO QUE AS LUZES VERMELHAS APAGAM E PRECISAR SAIR DOS BOXES, DEVE ALINHAR ATRÁS DE TODO GRID PARA A LARGADA, NÃO PODE BUSCAR A SUA POSIÇÃO DE QUALIFICAÇÃO DURANTE A VOLTA DE ALINHAMENTO.

Premiação:

A Guerreiros do AV procura premiar os pilotos vencedores de cada campeonato. Terá direito ao troféu (se estiver explicitamente citar que haverá premiação ao vencedor) o piloto que terminar o campeonato na primeira colocação após a aplicação do descarte obrigatório e de todas as possíveis punições da última etapa.

Para redução dos custos, os troféus (quando houver citação explícita no folder do campeonato) são enviados uma vez ao ano, conforme disponibilidade.

A despesa de envio do troféu fica por conta do piloto vencedor.

Disposições finais:

A participação do piloto em qualquer competição, subentende o completo aceite deste regulamento, não restando o que dele ser cobrado judicial ou extrajudicialmente.

Qualquer alteração neste regulamento, será amplamente divulgada a todos pelos canais oficiais da Guerreiros do AV (Whatsapp, Discord, Site).

Casos omissos, ou situações não previstas até este momento, que venham a surgir no futuro, serão decididas pela administração da GAV, sendo implementadas no regulamento e não passíveis de contestação.

Junho de 2024